Cotê D’Azur: nosso dia em Nice!

Para conheçer a famosa Costa Azul francesa, nos hospedamos em Cannes. Passamos duas noites no pequeno e charmoso Hotel Brimer, a poucos minutos do Palácio do Festival. A localização do hotel era excelente, perto de tudo: estação de trem, supermercados, bares e restaurantes e comércio. Os gestores do hotel foram extremamentes atenciosos! Recomendo.

Na manha seguinte, depois do café da manha, pegamos a autoestrada A8 e em cerca de 40 minutos chegamos em Nice. É impossível resistir às águas turchesas que banham a cidade, sendo assim, decidimos começar o nosso dia curtindo o mediterrâneo.

Em Nice, como em grande parte das praias européias, existem trechos públicos e privativos, você podeestender sua canga ou pagar o day use de um dos”bagnis“. Eu geralmente fico nos trechos públicos, gosto de escolher onde ficar, estender minha canga na areia e principalmente, ter a visual da praia e não de um monte de cadeiras, separadas por espaços míninos. Meio sufocante. Não que Ipanema (Oh, saudade!) em véspera de feriado  também não seja, mas sei lá, acho mais democrático.

Na França, pelo menos, esses estabelecimentos não cobrem a visual completa da praia, como acontece em alguns lugares na Itália (quem conhece Viareggio ou Forte dei Marmi entenderá).

Críticas e comparações pessoais a parte, consideramos que estávamos com a Lala e deitar na canga sobre pedras não seria a coisa mais confortável do mundo. Optamos pelo conforto e passamos o dia no Le Voilier Plage. Cada adulto pagou 18 euros pela diária pelo uso de espreguiçadeiras, guarda sol, ducha e chuveiro quente.

Fomos um dos primeiros a chegar…

milao_provence2013_lalaontheroad-marinalomar-principadodemonaco-nice-nizza

Lala se divertiu na sua piscininha inflável e adorou brincar com as pedrinhas da praia, igual na Croácia!

frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza

E claro, curtiu um banho de mar com o papai!!!
frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_1

Almoçamos no restaurate do Le Voiler, que se revelou uma ótima surpresa, peixes frescos, porções generosas e tudo muito, muito gostoso!

 

frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_restaurante_levoiler frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_restaurante_levoiler

E ainda tinha vista pro mar!

frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_restaurante_levoiler

O dia no Le Voilier teria sido perfeito se não fosse por um pequeno incidente. Fomos um dos últimos a irmos embora da praia, queríamos aproveitar até o último raio de sol. Tomamos banho e decidimos dar uma volta na cidade antes do jantar. Enquanto caminhávamos no calçadão, poucos minutos depois de termos deixado o Le Voilier, a Marina se deu conta que esqueçeu os óculos de sol dela na mesinha ao lado da espriguiçadeira. Retornamos imediatamente para perguntar se tinha sido encontrado.

Eu não sei se foi má vontade ou um problema de comunicação, já que não falo francês, mas um dos donos pareceu ter se sentido ofendido, como se agente tivesse culpando ele e foi extremamente grosseiro com a gente. O que me tirou do sério. Nada me irrita mais do que má vontade e falta de educação. No final, os óculos não estavam mais lá e a Ma ficou super triste, era novo, tínhamos comprado na viagem para Toscana, meses antes!

Mas enfim, acontece! E bastou um pôr-do-sol lindo como esse para o bom humor voltar! Obrigada, Papai!
frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_lungomare

Caminhamos pela Promenade des Anglais, a beira mar da cidade, até chegar à animada e fascinante Place Massena. Andamos pelo centro e aproveitamos para fazer umas comprinhas.

Em seguida, fomos para Vieille Ville (velha Nice), que com suas ruas estreitas e sinuosas, repletas de lojinhas com artesanato e souveniers e com suas praças barrocas, é sem dúvida uma das partes mais charmosas da cidade.

Imperdível o Marché aux Fleurs, mercado de flores, frutas, queijos típico etc no Cours Saleya. Ali também ficam bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_cittavecchia

Foi lá que jantamos. Escolhemos um restaurante de peixe, desses que colocam o pescado do dia exposto na vitrine e você escolhe  tipo e como quer o preparo. Não lembro o que cada um pediu mas tenho o registro da nossa entrada, uma porção de frutos do mar, deliciosa!

frança_marinalomar_provence_lalaontheroad_suldafranca_costaazzurra_nice_nizza_mar_mare_cittavecchia

Quem tiver mais tempo na cidade ou não quiser passar o dia na praia, como a gente fez, não pode deixar dei conhecer o Montee du Château (Castle Hills), a subida da colina (que também pode ser feita por elevador) vale o visual panôramico da cidade!

Nice é apaixonante, não acham?!<3 <3 <3

 

p.s. As fotos lindonas que ilustram esse post  (a visão da praia, o pôr do sol e a velha nice) são da Marina Lomar, as meia boca são do meu celular. Eu até poderia arrumar uma desculpa, culpar o telefone velhinho pela qualidade das fotos, mas no caso, eu que não tenho o DOM da coisa! Mas prometo melhorar! ;)

Related Post

Author: manu

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>